Talvez demore + 20 Curiosidades da Noruega



Hey-yo terráqueos. Oque andam fazendo? Bem, tenho ideias para post, mas eles demoram um pouco para serem feitas, e eu não estou com vontade nenhuma de ficar pesquisando sobre isso , eu tô achando até incrível, porque eu sou viciada em computador e hoje de manhã eu não tive vontade nenhuma de mexer nele, tanto é que passei a manhã inteira(só pra passar o tempo) revendo MV's antigos do Girls Generation(também conhecido como Snsd ou So Nyeo Shi Dae). Então, com esse discurso todo, eu só quis dizer que talvez eu demore para fazer os posts que tinha planejado, talvez sábado ou domingo eu esteja mais animada para essas coisas. Bem, trocando de assunto, se alguém leu o post do joguinho de divulgação deve saber que eu estava querendo trocar de nome(não o meu, o do blog) e eu pedi algumas opções de nome, eu já tenho um na cabeça, mas se eu achar a de vocês mais legal eu troco pelo seu, entenderam? Bem, é só dar algumas opções de nome para blog. Agora vamos começar isso logo, não é? Go Go

Agora deixa eu ver, a pouco tempo eu tive curiosidade em saber da Noruega e achei muito interessante então decidi falar de algumas curiosidades que li por ai sobre esse país no minimo estranho. Bora começar?

 20 Curiosidades da Noruega.

1 - O patrimônio florestal é muito importante, mas a principal atividade ainda é a pesca, em particular de bacalhau, exportado seco e salgado (a Noruega é o segundo maior produtor europeu de pescado, vindo logo após a União Soviética).

2 - O ensino obrigatório é com
posto por dez anos e abrange o ensino primário, preparatório e secundário.

3 - Em 1996, a Noruega era o terceiro maior país exportador de petróleo bruto no mundo.

4 - O horário de trabalho começa às 8 h e acaba às 15h30m. As mães e pais noruegueses têm uma grande parte dos seus dias  para ficar  com os filhos, Têm um ano de licença maternidade e nunca ouviram falar de funcionárias demitidas por gravidez.

5 - Três em cada quatro noruegueses tiram férias todos os anos.
6 - Os Saami são o povo indígena da Noruega e atualmente constituem um grupo minoritário. Têm o seu próprio parlamento e vivem no condado de Finnmark, ao norte do pais. Por tradição, os saami obtém o seu sustento da criação de renas, da caça e da pesca.

7 - No Natal, os noruegueses dão cartões ou presentes com desenhos de corações. Os corações são mais usados nesta época do que qualquer outro símbolo natalício.

8 - Algumas casas têm grama no telhado para o aquecimento. Alguns têm até flores.

9 - Foram os noruegueses que inventaram os esquis e o cortador de queijos, invenções das quais eles muito se orgulham.

10 - A Noruega é a terra do sol da meia-noite. Por alguns meses no verão, o sol não se põe. Durante a "noite" o céu fica azul apenas um pouco mais escuro que de dia.

( Sol da Meia-Noite)

11 - Aqui na Noruega, eles são muito politicamente corretos. Eles têm medo de ofender ou se intrometer na vida dos outros. Talvez por isso ninguém fale com ninguém que não conheça, vai que ofende...

12 - Aqui na Noruega, a cada estação do ano muda tudo. A paisagem, as árvores, o clima, a moda, as cores e até a decoração das casas. E no final de cada período, as promoções chegam a 70% do valor original.

13 - Os noruegueses idolatram o Deus Sol. Para eles, Sol é sinônimo de felicidade. Para eles, o bonito é estar bronzeado. Ser moreno é altamente valorizado. Assim como ter olhos castanhos.
Existem mais lugares para fazer bronzeamento artificial do que padarias. Existem também cremes bronzeadores que fazem a pessoa ficar parecendo uma cenoura ambulante.

14 - Os bares e discotecas fecham as 3 em ponto.

15 - Na Noruega eles comem carne de alce, de veado e de rena. Todas são muito gostosas.

16 - Na Noruega, nos meses quentes é muito popular andar de bicicleta. Inclusive, muitos usam ela como meio de transporte para ir e voltar do trabalho. Não bastasse isso, eles se vestem de acordo com todo o equipamento e roupas apropriadas. Capacete, calça colada, casaco e mochila à prova de água caso chova, roupa fluorescente para ser mais seguro no trânsito, refletores de luz, luva... A indústria esportiva deve ser bem lucrativa por aqui pois a lista não tem fim... E é muito exótico ver o seu colega ou chefe chegando no trabalho de calça coladinha no corpo, marcando tudo.

17 - Aqui na Noruega, os noruegueses não demonstram muito suas emoções em público. Não é tão comum ver um casal de mãos dadas, se beijando ou se agarrando na rua. Você pode vir com um casal no avião achando que eles são irmãos por toda a viagem.

18 - Aqui na Noruega, as pessoas nunca buzinam, somente se for pra evitar um acidente. Quando algum motorista faz algo errado no trânsito, o sinal de protesto deles é balançar a cabeça em sinal de reprovação. 

19 - Na Noruega, existe a Lei de Jante que é um traço cultural marcante por aqui. Basicamente significa que ninguém deve se achar melhor do que o outro. Dessa maneira, quem gosta de se mostrar e se sentir superior que os outros é muito mal visto.

20 - Aqui na Noruega, muitas mulheres podem se ofender se o cara quer abrir a porta do carro pra ela ou pagar a conta. Ela acha que ele não está a tratando como igual.

Fonte: Shvoong; Andando por aí.


E ai? Eu não falei que eles eram no minimo estranhos :) Tem algumas coisas que são parecidas com a Coreia, interessante. Espero que tenham gostado, não se esquecem de deixar algumas opções de nomes para o blog. Tchauzinho fofos.

2 comentários:

  1. Minha nossa coisas que nós brasileiros deveriam adquirir... "não se achar melhor que os outros" e não se "intrometer na vida dos outros" o país viraria potencia mundial rapidinho XD adorei a matéria e achei muito mais muito interessante mesmo principalmente o sol da meia noite.... ah sim se eles apreciam gente de olhos castanhos me idolatrem :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, algumas coisas nos podíamos adquirir deles. Não acho que seria tão fácil ser uma potência mundial, porque tem China que tá crescendo muito atualmente(poluindo muito tb), sem contar que os EUA não vão sair tão fácil assim do cargo que tem, primeira potencia mundial.
      kkkkkk eu nem sei a cor dos meus olhos, doideira né?

      Excluir